Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NSP

Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 17h18 | Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2020, 15h00 | Acessos: 2652

nsp

NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE (NSP) - HGuN

No Brasil, o Ministério da Saúde (MS), lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da publicação da Portaria no 529, de 1º de abril de 2013, cujo objetivo envolve a promoção e o apoio à implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente por meio dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) dos serviços de saúde de todo o país.

Dentro do escopo acima, através da Resolução da ANVISA, a RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, foi estabelecida a obrigatoriedade da constituição de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nos Serviços de Saúde e consequentemente, a elaboração de Planos de Segurança do Paciente, que também vêm sendo implantados nas Organizações Militares de Saúde.

Em conformidade com a RDC 36/2013, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HGuN foi constituído e nomeado pela Direção do Hospital de Guarnição de Natal e implantado nesta OMS em 30/11/15, conforme publicação em BI nº 219, do HGUN. O Plano de Segurança do Paciente (PSP) do Hospital de Guarnição de Natal foi elaborado pelos membros do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e aprovado em 2016, pelo diretor do HGuN à época, a fim de cumprir legislação existente, bem como praticar uma Gestão de Risco voltada ao cuidado seguro e uma assistência livre de riscos e danos aos pacientes que aqui são assistidos.

O PSP do Hospital de Guarnição de Natal é constituído de ações de orientação técnico-administrativas com foco primordial em prevenir a ocorrência de incidentes e eventos adversos (EA) relacionados à assistência a pacientes e aos profissionais da instituição. Tem como objetivo geral estabelecer ações para o Processo de Gerenciamento de Riscos voltados à Segurança do Paciente. Deve ser revisado a cada 06 (seis) meses ou sempre que for necessário.

O NSP é uma instância deliberativa com ações voltadas à prevenção de riscos e danos decorrentes destes, subordinado diretamente à Direção do HGUN.
De acordo com o estabelecido na RDC nº 36/2013 da Anvisa, o Núcleo de Segurança do Paciente do HGuN é constituído atualmente pelos seguintes profissionais:

     Coordenador – 01 Oficial de Saúde enfermeiro
    Componentes – 01 representante de cada área: médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, dentista, assistente social, bioquímico, fisioterapeuta e 01 de administração, de modo a atender as atividades que serão desenvolvidas pelo Plano de Segurança do Paciente (PSP).

Os componentes do NSP estabelecem, conforme as ações desenvolvidas pelo HGuN, estratégias e ações de gestão de risco para:
    • identificação, análise, avaliação, monitoramento e comunicação, de forma sistemática, dos riscos para segurança do paciente no HGuN;
    • integração com os diferentes processos de gestão de risco desenvolvidos nos serviços de saúde;
    • implementação dos Protocolos de Segurança do Paciente estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
    • Estímulo à cultura de segurança

    PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE IMPLANTADOS NO HGuN:

    1. identificação do paciente;
    2. higienização das mãos;
    3. cirurgia segura;
    4. segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
    5. prevenção de quedas;
    6. prevenção de lesão por pressão (LPP);

*Em elaboração encontra-se o Protocolo de Comunicação Efetiva entre os profissionais do HGuN.

FOTOS DO NSP

O NSP é uma instância deliberativa com ações voltadas à prevenção de riscos e danos decorrentes destes, subordinado diretamente à Direção do HGUN.

  • Escrito por Jair Ricardo
  • publicado
  • 03/04/19
  • 14h29

    1ª FEIRA DE SEGURANÇA DO PACIENTE DO HGUN

     O Hospital de Guarnição de Natal (HGuN) realizou, em suas instalações, a 1ª FEIRA DE SEGURANÇA DO PACIENTE DO HGuN, nos dias 10 e 11 de abril de 2019.
     O evento teve como finalidade a divulgação das atividades realizadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HGuN, os Protocolos de Segurança do Paciente implantados nesta OMS, assim como estimular a Cultura de Segurança entre os profissionais deste nosocômio.
    A atividade fez parte da Campanha Nacional pela Segurança do Paciente e teve como público interno presente os profissionais do HGuN e os usuários do Sistema de Saúde do Exército.
    Também prestigiaram o evento: Organizações Militares do Exército de dentro e de fora da Guarnição de Natal/RN, militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
    Outrossim, destacou-se ainda no evento, a presença de estudantes de cursos técnicos de enfermagem, de profissionais de hospitais particulares e públicos, além de membros da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Segurança do Paciente da Secretaria Estadual de Saúde de Natal/RN.
    No total, contamos com 203 participantes prestigiando e evento e compartilhando ações e conhecimento sobre Segurança do Paciente.

    VEJA AS FOTOS DO EVENTO

    Dia Mundial de Higienização das Mãos

     A higienização das mãos é fundamental para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Esta prática de alcance universal da saúde é baseada nas melhores evidências e com impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente, em todos os níveis do sistema de saúde.
     Em 2019, o tema da Campanha mundial “Salve vidas: higienize suas Mãos”, estimulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apoiado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é: “CUIDADO SEGURO PARA TODOS ESTÁ NAS SUAS MÃOS”.
    O dia 05 de maio é considerado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Em virtude disto, o Núcleo de Segurança do Paciente do HGUN realizou uma atividade educativa no dia 06 de maio de 2019, atingindo diversos setores desta OMS através de uma dinâmica tipo “Quiz” com perguntas aos profissionais referente ao Protocolo de Higienização das mãos, já implantado nessa Organização Militar, estimulando desta forma a cultura de segurança e a prática da higienização das mãos por todos.

Dia Mundial de Higienização das Mãos

CUIDADO SEGURO PARA TODOS ESTÁ NAS SUAS MÃOS

  • Escrito por Jair Ricardo
  • publicado
  • 13/05/19
  • 07h29
registrado em:
Fim do conteúdo da página