Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Exames
Início do conteúdo da página

Laboratório

Publicado: Domingo, 08 de Mai de 2016, 14h25 | Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2019, 13h22
Laboratório RESULTADOS DE EXAMES

O Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital de Guarnição de Natal realiza o apoio na diagnose, tanto ambulatorial, quanto na Unidade de Internação, Unidade Militar Integrada de Tratamento Intensivo (UMITI) e Posto Médico. Executa exames laboratoriais diversos, como, Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Parasitologia, Uroanálise, Bacteriologia, Provas de Coagulação, determinação de Marcadores Cardíacos, Dosagens Hormonais e Sorologia para Doenças Infecciosas.
Tecnologias avançadas norteiam o parque de equipamentos utilizados, sempre apoiado em metodologias atuais e internacionalmente referenciadas, tais como Química Seca para as análises bioquímicas, Cromatogragia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) para dosagem de Hemoglobina Glicada bem como pesquisa de frações anômolas de hemoglobina, Quimioluminescência para dosagens hormonais e marcadores tumorais. Na pesquisa de processos infecciosos, destaca-se a automação utilizada pelo setor de microbiologia, a qual amplia a excelência no isolamento e identificação de microorganismos em materiais clínicos, fornecendo, desta feita, um correto Perfil de Susceptibilidade aos Antimicrobianos (TSA) dos patógenos bacterianos, tanto nosocomiais quanto comunitários.
Funciona diariamente, por 24 horas, com plantão noturno, sendo que os profissionais implicados no serviço abrangem as três Forças Armadas, ou seja, Marinha, Exército e Aeronáutica. Participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e, desde o ano de 2005, vem obtendo o conceito Excelente. Apresenta, em seu quadro de pessoal, Oficiais, Praças e Funcionários Civis que estão conscientizados e empenhados para melhor atender ao usuário do SAMMED/FUSEx.
Se, por um lado, apresenta equipamentos sofisticados, por outro, agrega profissionais e técnicos altamente qualificados que, de forma conjunta, atuam buscando a eficiência e eficácia nos resultados dos exames laboratoriais.

FOTOS DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

Clique na imagem para ver as fotos.

  • Escrito por Jair Ricardo
  • publicado
  • 17/05/19
  • 10h00
ORIENTAÇÕES QUANTO À COLETA DE MATERIAL


.: Exame de Sangue:

Para a realização de seus exames de sangue é necessário que a coleta do material seja realizado após um período de jejum de 10 à 12 (doze) horas. Alimente-se no dia anterior, até ás 20:00 h. Ingerindo apenas água depois deste horário. Se você está habituado a tomar qualquer medicamento durante a manhã, tome seu remédio com ÁGUA.

É muito importante que você não mude os horários do seu medicamento. Se você esquecer e pela manhã tomar um cafezinho, não engane a si mesmo dizendo estar em jejum . Uma pequena quantidade de açúcar pode modificar muito o resultado do exame.

.: Coleta de Urina (EAS)

1. De preferência, colher a primeira urina.
2. Lavar os genitais externos com água e sabão, atentando para rigorosa retirada do sabão, a fim de evitar a falsa esterilização do material.
3. Coletar a urina em recipiente limpo (de preferência o fornecido pelo laboratório) e enviá-la o mais rápido possível.
4. Coletar somente o jato médio, desprezando o início e o fim da micção;
5. Na coleta de urina de mulheres, recomenda-se a abstinência sexual de, pelo menos, 24 horas;
6. Não coletar durante a menstruação. Se for inevitável, usar tampão vaginal após a lavagem, para não contaminar a urina com sangue.

.: Cultura de Urina (UROCULTURA):

1. De preferência, coletar a primeira urina.
2. Lavar os genitais externos com água e sabão (de preferência sabão de coco ou sabão neutro), atentando para a rigorosa retirada do sabão, a fim de evitar a falsa esterilização do material;
3. Coletar a urina em recipiente estéril (fornecido pelo laboratório), sem tocar no interior do frasco ou da tampa;
4. Coletar somente o jato médio, desprezando o início e o fim da micção, sem interromper o fluxo da urina.
5. Caso não possa ser coletado no laboratório deverá ser enviado o mais rápido possível, e armazenar a amostra sob refrigeração.
.: Urina de 24 Horas (PROTEINÚRIA e CLEARENCE):
1. Coletar toda urina eliminada, começando com a 2ª urina do dia- NÃO COLETAR a primeira urina da manhã do 1º dia;
2. A partir desta micção, coletar todo o volume de micção, guardando o material em um recipiente plástico em geladeira, durante todo o dia e a noite – NÃO usar frasco de vidro;
3. Coletar toda urina da primeira micção do dia seguinte e juntar ao já colhido, quando se completar 24 horas;
4. Trazer todo o volume urinado ao laboratório.

.: Exame de Fezes (EPF):

1. Utilizar o frasco com líquido fornecido pelo laboratório gratuitamente com instruções específicas.
2. Coletar fezes em recipiente limpo de boca larga, tomando cuidado de não contaminar as fezes com a urina ou água do vaso sanitário. Coletar uma porção de fezes do tamanho de uma noz e colocar no frasco coletor. Se for observado presença de muco ou sangue, colher também esta porção “feia” das fezes, sendo muito importante para análise.
3. Tampar bem o frasco e identificar com seu nome completo e encaminhar ao laboratório.

.: Coleta de Escarro:

Escarro é o material mucoso obtido da traqueia e dos brônquios e só pode ser obtido por meio de tosse profunda. Saliva é o líquido da boca e não deve ser coletado para este exame.
Material de drenagem nasal é o material espesso que pode escorrer do nariz, internamente, para a garganta, especialmente durante o sono. Esse material, se estiver presente, deve ser eliminado da garganta e desprezado, antes da colheita.

Instruções para Coleta

Pela manhã, imediatamente após acordar, eliminar o material de drenagem nasal que estiver presente. Respirar fundo umas 8 a 10 vezes e tossir profundamente. Colher o escarro assim obtido, no recipiente de boca larga recomendado pelo laboratório.

RESULTADOS DE EXAMES

registrado em:
Fim do conteúdo da página