Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Exames
Início do conteúdo da página

Laboratório

Publicado: Domingo, 08 de Maio de 2016, 14h25 | Última atualização em Quinta, 23 de Agosto de 2018, 16h25
Laboratório RESULTADOS DE EXAMES

O Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital de Guarnição de Natal realiza o apoio na diagnose na Unidade de Internação, Unidade Militar Integrada de Tratamento Intensivo (UMITI), Maternidade e Posto Médico. Executa exames laboratoriais diversos, como, Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Parasitologia, Uroanálise, Bacteriologia, provas de Coagulação e determinação de Marcadores Cardíacos.
Funciona diariamente, por 24 horas, com plantão noturno, sendo que os profissionais implicados no serviço abrangem as três Forças Armadas, ou seja, Marinha, Exército e Aeronáutica. Participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e, desde o ano de 2005, vem obtendo o conceito Excelente. Apresenta, em seu quadro de pessoal, Oficiais, Praças e Funcionários Civis que estão conscientizados e empenhados para melhor atender ao usuário do SAMMED/FUSEx.
Se, por um lado, apresenta equipamentos sofisticados, por outro, agrega profissionais e técnicos altamente qualificados que, de forma conjunta, atuam buscando a eficiência e eficácia nos resultados dos exames laboratoriais.

ORIENTAÇÕES QUANTO À COLETA DE MATERIAL


.: Exame de Sangue:

Para a realização de seus exames de sangue é necessário que a coleta do material seja realizado após um período de jejum de 10 à 12 (doze) horas. Alimente-se no dia anterior, até ás 20:00 h. Ingerindo apenas água depois deste horário. Se você está habituado a tomar qualquer medicamento durante a manhã, tome seu remédio com ÁGUA.

É muito importante que você não mude os horários do seu medicamento. Se você esquecer e pela manhã tomar um cafezinho, não engane a si mesmo dizendo estar em jejum . Uma pequena quantidade de açúcar pode modificar muito o resultado do exame.

.: Coleta de Urina (EAS)

1. De preferência, colher a primeira urina.
2. Lavar os genitais externos com água e sabão, atentando para rigorosa retirada do sabão, a fim de evitar a falsa esterilização do material.
3. Coletar a urina em recipiente limpo (de preferência o fornecido pelo laboratório) e enviá-la o mais rápido possível.
4. Coletar somente o jato médio, desprezando o início e o fim da micção;
5. Na coleta de urina de mulheres, recomenda-se a abstinência sexual de, pelo menos, 24 horas;
6. Não coletar durante a menstruação. Se for inevitável, usar tampão vaginal após a lavagem, para não contaminar a urina com sangue.

.: Cultura de Urina (UROCULTURA):

1. De preferência, coletar a primeira urina.
2. Lavar os genitais externos com água e sabão (de preferência sabão de coco ou sabão neutro), atentando para a rigorosa retirada do sabão, a fim de evitar a falsa esterilização do material;
3. Coletar a urina em recipiente estéril (fornecido pelo laboratório), sem tocar no interior do frasco ou da tampa;
4. Coletar somente o jato médio, desprezando o início e o fim da micção, sem interromper o fluxo da urina.
5. Caso não possa ser coletado no laboratório deverá ser enviado o mais rápido possível, e armazenar a amostra sob refrigeração.
.: Urina de 24 Horas (PROTEINÚRIA e CLEARENCE):
1. Coletar toda urina eliminada, começando com a 2ª urina do dia- NÃO COLETAR a primeira urina da manhã do 1º dia;
2. A partir desta micção, coletar todo o volume de micção, guardando o material em um recipiente plástico em geladeira, durante todo o dia e a noite – NÃO usar frasco de vidro;
3. Coletar toda urina da primeira micção do dia seguinte e juntar ao já colhido, quando se completar 24 horas;
4. Trazer todo o volume urinado ao laboratório.

.: Exame de Fezes (EPF):

1. Utilizar o frasco com líquido fornecido pelo laboratório gratuitamente com instruções específicas.
2. Coletar fezes em recipiente limpo de boca larga, tomando cuidado de não contaminar as fezes com a urina ou água do vaso sanitário. Coletar uma porção de fezes do tamanho de uma noz e colocar no frasco coletor. Se for observado presença de muco ou sangue, colher também esta porção “feia” das fezes, sendo muito importante para análise.
3. Tampar bem o frasco e identificar com seu nome completo e encaminhar ao laboratório.

.: Coleta de Escarro:

Escarro é o material mucoso obtido da traqueia e dos brônquios e só pode ser obtido por meio de tosse profunda. Saliva é o líquido da boca e não deve ser coletado para este exame.
Material de drenagem nasal é o material espesso que pode escorrer do nariz, internamente, para a garganta, especialmente durante o sono. Esse material, se estiver presente, deve ser eliminado da garganta e desprezado, antes da colheita.

Instruções para Coleta

Pela manhã, imediatamente após acordar, eliminar o material de drenagem nasal que estiver presente. Respirar fundo umas 8 a 10 vezes e tossir profundamente. Colher o escarro assim obtido, no recipiente de boca larga recomendado pelo laboratório.

RESULTADOS DE EXAMES

registrado em:
Fim do conteúdo da página